UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA FOMENTAR O APRENDIZADO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: estudo de campo em uma instituição privada de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Metodologia Inovadora, Ensino baseado em problemas reais, Engenharia.

Resumo

RESUMO
Sabe-se que no século XXI, a formação de engenheiros não é baseada
apenas no modelo de ensino tradicional, ou seja, outras metodologias
podem ser incluídas com o intuito de aumentar o interesse dos alunos pela
aprendizagem, além de desenvolver competências cognitivas necessárias.
Neste contexto o objetivo desse artigo é verificar de que maneira a utilização
de metodologia(s) de ensino podem fomentar o ensino em áreas da
engenharia, em uma instituição privada de ensino superior localizada na
cidade de Belo Horizonte - MG. Para coletar os dados e as informações
pertinentes ao estudo foram feitos análise documental e levantamento in
loco, nos moldes de um estudo de campo, mediante a aplicação de um
questionário para professores e alunos da instituição de ensino. Os
resultados revelaram que as aplicações de novas metodologias de ensino-
aprendizagem são bem aceitas pela maioria dos alunos e professores.
Ambos entendem que a aplicação de métodos de ensino baseado em
problemas reais e o uso de recursos tecnológicos podem melhorar o
aprendizado, e formar profissionais mais qualificados para solucionar
problemas no mercado de trabalho. Este trabalho propõe a aplicação da
metodologia de ensino inov-ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas,
e atualizar e implantar novos recursos tecnológicos, para que possa
conduzir o aprendizado com sucesso.
Palavras-chave: Metodologia de Ensino. Metodologia Inovadora. Ensino
baseado em problemas reais. Engenharia.

_____________________________________

ABSTRACT
It is known that in the 21st century, the training of engineers is not
based only on the traditional teaching model, that is, other
methodologies can be included in order to increase students' interest in
learning, in addition to developing necessary cognitive skills. In this
context, the objective of this article is to verify how the use of teaching
methodology (s) can promote teaching in engineering areas, in a private
higher education institution located in the city of Belo Horizonte - MG. In
order to collect the data and information relevant to the study,
documentary analysis and on-the-spot surveys were carried out, along
the lines of a field study, through the application of a previously
established questionnaire, where the respondents were teachers and
students of the educational institution. The results revealed that the
applications of new teaching-learning methodologies are well accepted
by most students and teachers. Both understand that the application of
teaching methods based on real problems and the use of technological
resources can improve learning, and train more qualified professionals
to solve problems in the labor market. This work proposes the
application of the innovative-active teaching methodology of Problem-
Based Learning, and to update and implement new technological
resources, so that it can lead the learning successfully.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RODRIGO MARQUES DA SILVA ALVES, FEAMIG - FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA FOMENTAR O APRENDIZADO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: estudo de campo em uma instituição privada de ensino superior área: Educacional - Engenharia

ELAINE OLIVEIRA DA ROCHA, FEAMIG - FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA FOMENTAR O APRENDIZADO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: estudo de campo em uma instituição privada de ensino superior área: Educacional - Engenharia

GABRIELA FONSECA PARREIRA GREGÓRIO, FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA FOMENTAR O APRENDIZADO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: estudo de campo em uma instituição privada de ensino superior área: Educacional - Engenharia

DANIELA SCARPA DA SILVA COSTA, FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA FOMENTAR O APRENDIZADO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: estudo de campo em uma instituição privada de ensino superior área: Educacional - Engenharia

Downloads

Publicado

04-10-2021

Edição

Seção

ARTIGOS