INFLUÊNCIAS DO GUIA PMBOK, DA METODOLOGIA PRINCE2 E DO FRAMEWORK SCRUM EM UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Autores

  • Luiz Otávio Borges Duarte FEAMIG

Palavras-chave:

PMBOK®, PRINCE2, Scrum, Gerenciamento de Projetos.

Resumo

Estudos apontam que a maioria dos projetos tende a falhar, sejam por estouro do orçamento, não cumprimento do cronograma, funcionalidades que não atendem a real necessidade do cliente ou por vários destes e outros fatores em conjunto. Com base nisso, a presente pesquisa objetiva analisar se a utilização integrada das práticas tradicionais em gerenciamento de projetos do guia PMBOK® em conjunto com a metodologia PRINCE2 e o framework ágil Scrum, influenciam positivamente o desenvolvimento de um software de gestão na área de saúde.  A pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e descritiva, pois pretende descrever o gerenciamento de um projeto de software, antes de aplicar as técnicas aqui estudadas e explorar as principais evidências após as aplicações dessas mesmas técnicas no projeto. Os resultados demonstram que houve melhora considerável no tempo de desenvolvimento do software, na integração do time do projeto com o cliente e na qualidade do produto desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Borges Duarte, FEAMIG

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), MBA em Gestão de Projetos no IETEC/MG (2012), Especialista em Análise de Sistemas de Informação pela UNA (1992), Bacharel em Administração de Empresas pela PUCMinas virtual(2016) e Graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte - FAFI-BH (1987). Professor de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do IBMEC/MG e da Fundação Dom Cabral. É também Professor de Graduação na Faculdade de Engenharia de Minas Gerais FEAMIG. Trabalhou em empresas do setor siderúrgico e bancário. Tem experiência na área de Microinformática e também na área de Ciência da Informação, atuando principalmente com os seguintes temas e áreas de interesse: Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Internet, Comércio Eletrônico, Gestão da Informação e do Conhecimento e Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

08-02-2019

Edição

Seção

ARTIGOS